Governo atende mais de 2,3 mil moradores no Mutirão do Glaucoma em 20 municípios

No último fim de semana, o Governo do Estado beneficiou mais de 2,3 mil moradores das regionais de saúde de Pedreiras, Santa Inês e Codó com o Mutirão de Combate ao Glaucoma. A ação, realizada por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Oftalmo Day Clinic, tem sido intensificada desde o início do ano, com o intuito de ampliar o alcance do tratamento e das atividades de prevenção à doença. Só em 2017, mais de 100 municípios maranhenses receberam a ação.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destaca que o poder público estadual tem investido na ação com o objetivo de alcançar um maior número de municípios e reduzir a incidência da doença em todo o estado. “O programa tem o intuito de promover o acesso ao tratamento e disseminar maiores informações para a prevenção do glaucoma. O nosso compromisso é com o bem estar e com a garantia dos direitos da população maranhense, especialmente a mais carente”, enfatiza.

Entre os dias 31 de março e 2 de abril, o mutirão contemplou moradores dos municípios de Lago do Junco, Lago da Pedra, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Esperantinópolis, Poção de Pedras, Lima Campos, Governador Newton Bello, Bela Vista do Maranhão, Alto Alegre do Pindaré, Tufilândia, Pio XII, Satubinha, São Mateus do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Codó, Timbiras, Coroatá e Peritoró.

Oftalmologista do programa, Vinicius Silva explica que a doença pode acometer pessoas de todas as idades. “Estão no grupo de risco pessoas com mais de 40 anos, que possuem diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e pressão ocular elevada. Mas o glaucoma pode atingir também jovens, por isso o programa é importante. Além de identificar casos por todo o estado, contribui para disseminar informações sobre a doença e como tratá-la”, diz o especialista.

No próximo final de semana, entre os dias 7 e 9 de abril, as atividades do Mutirão do Glaucoma serão executadas em municípios das regionais de Presidente Dutra e Viana. Serão beneficiados os municípios de Senador Alexandre Costa, Governador Eugênio Barros, Governador Archer, Dom Pedro, Gonçalves Dias, Capinzal do Norte, Penalva, Viana, São Vicente Férrer, São Bento, Bacurituba, Cajari, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, Cajapió, São João Batista, Palmeirândia.

Sobre o glaucoma

O Glaucoma é uma doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. A doença é, na maioria das vezes, assintomática e pode causar cegueira irreversível. O tipo mais comum da doença não costuma apresentar outros sintomas além da perda lenta da visão.

Para detectar essa e outras patologias oculares, durante o mutirão são realizados exames e avaliação médica. Os procedimentos servem para verificar falhas no campo de visão central e periférica do paciente, medir a pressão interna do globo ocular e avaliar as estruturas do fundo do olho. A partir dos resultados, os pacientes recebem o encaminhamento adequado, com a oportunidade de tratar a doença com medicamentos distribuídos gratuitamente.

Box/ Mutirão do Glaucoma nas regionais de Presidente Dutra e Viana

Sexta-feira (7)

Cajari – Manhã

CRAS – Rua do Aeroporto , no bairro Lurdes – Ao lado do hospital novo

Senador Alexandre Costa – Manhã

Posto São Raimundo, s/n – Centro

Matinha – Tarde

Hospital PSF – Avenida Major Heráclito, s/n – Centro

Governador Eugênio Barros – Tarde

Centro de Saúde Pedro Cunha e Silva – Avenida 11 de março, n.º 49 – Centro

Sábado (8)

Olinda Nova do Maranhão – Manhã

CAPS – Rua Capitão Antônio Serra Freire, s/n – Centro

Governador Archer – Manhã

UBS Governador Archer 1 – Rua Antônio Fialho, s/n – Centro

Dom Pedro – Tarde

Centro de Saúde Dr. Alarico Pacheco – Rua Engrui Mesquita, s/n – Centro

Cajapió – Tarde

Posto de Saúde São Sebastião – São Sebastião

São João Batista – Tarde

Posto de Saúde da Sede – Praça da Matriz, s/n – Sede

Domingo (9)

Palmerândia – Manhã

Secretaria Municipal de Saúde

UBS – Praça Santo Antônio, s/n – Centro

Gonçalves Dias – Manhã

Secretaria Municipal de Saúde – Rua Santa Terezinha, s/n – Centro

Capinzal do Norte – Tarde

CAPS – Avenida Lindolfo Flório, s/n – Centro (ao lado do Hospital São José)